A reportagem da NSC TV foi conhecer técnicas de treinamento funcional para crianças. Entre as vantagens, estão auxiliar na concentração, coordenação motora e propiciar às crianças uma vida mais saudável.
“Eles vão brincar aqui exatamente como eles brincam no parquinho. A diferença é que aqui a gente tem um planejamento, o professor vai planejar uma aula que vá de encontro com que a gente quer que ele desenvolva”, disse a educadora física Mariana Rath.
“Eu me divirto e também testo melhor a agilidade, força”, contou a aluna Caterina Hodara, de 13 anos. A jovem vai à aula duas vezes por semana. Ela já perdeu seis quilos em seis meses.
As turmas concentram alunos com idade e capacidades motoras parecidas. Veja algumas brincadeiras desenvolvidas para cada idade, segundo a educadora:
- Até o primeiro ano, a criança precisa descobrir o mundo além do bebê conforto. Com isso, é possível usar os tatames, ou até o chão, para atividades com brinquedos coloridos e com barulhos.
- A partir dos dois anos elas podem treinar o equilíbrio e a imaginação. Um exemplo é andar sobre uma ponte imaginária. Também é possível acertar um alvo com bolas, de diferentes tamanhos.
- A partir dos cinco anos, brincadeiras como amarelinha e pega-pega são indicadas.
- Com sete anos, a aposta é jogos com regras, para desenvolver o raciocínio.
- A partir dos dez é importante treinar os movimentos mais difíceis em esportes, como vôlei e basquete.